Home

Chamada para submissão de trabalhos

FabLearn é um espaço em que educadores, legisladores, estudantes, designers, pesquisadores, estudantes e membros do movimento “maker” podem apresentar, discutir e aprender mais sobre fabricação digital em educação, a cultura maker e aprendizagem “mão-na-massa”.

Submissão de trabalhos nas seguintes categorias:

  1. Pesquisa em educação utilizando “making” (artigos longos e curtos para apresentação oral ou poster, respectivamente)
  2. Demonstrações (projetos, currículo, software ou hardware)
  3. Oficinas e tutoriais (demonstrando práticas pedagógicas (currículo, avaliação), ferramentas, habilidades e técnicas de fabricação para participantes da conferência)
  4. Painel de estudantes (para estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio para apresentar seus projetos ou compartilhar experiências de aprendizagem)
  5. Painel de Educadores (para compartilharem boas práticas e experiências utilizando “making”)
  6. Modalidades Especiais (Making de baixo custo para educação, High Tech em making para educação, Educação Informal)
Prazos

O prazo para submissão de artigos e resumos foi prorrogado até 22 de julho de 2016, 23h59 (horário de Brasília).

Os inscritos receberão comunicação sobre os resultados da seleção até o dia 10 de agosto.

 

Instruções para submissão de trabalhos

http://bit.ly/FLBrasil2016_Instruções

 

Website para inscrições

Utilizamos a plataforma EasyChair para submissão dos trabalhos: http://bit.ly/FLBrasil2016_EasyChair

cropped-HeaderBackgroundImage-1.png 
Tipos de trabalhos para submissão 

1. PESQUISA EM EDUCAÇÃO – APRESENTAÇÃO ORAL / ARTIGOS COMPLETOS

Para pesquisadores interessados em apresentar seus projetos atuais e futuros nas áreas de fabricação digital, atividades práticas de ciência e engenharia, e making em contextos educacionais.

Os trabalhos serão selecionados com base nas contribuições do artigo completo que relatam trabalho original que não tenha sido publicado anteriormente. O artigo deve identificar e citar trabalhos publicados relevantes para o tópico do artigo. Deve explicar como o trabalho elabora a partir de contribuições anteriores, e deve indicar onde e por que novas abordagens foram adotadas. Os artigos devem enfatizar a importância do trabalho proposto para as comunidades de fabricação digital/makers/aprendizagem mão-na-massa.

Alinhamento com o tema da conferência (“Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker”) é recomendado, mas não obrigatório. Se aplicável, favor incluir uma explicação de como sua submissão se relaciona ao tema da conferência.

Instruções para submissão / apresentação:

 

2.  PESQUISA EM EDUCAÇÃO – POSTERS –  ARTIGOS CURTOS

Para pesquisadores apresentarem seus projetos atuais e futuros nas áreas de fabricação digital, atividades práticas de ciência e engenharia, e making em contextos educacionais.

Trabalhos serão aceitos com base nas contribuições do artigo curto que relatam trabalho original que não tenha sido publicado anteriormente. Incentiva-se que os autores demonstrem trabalho em andamento e resultados de pesquisa que mostrem ideias inovadoras mais recentes. Recomendamos a apresentação de trabalho em andamento e resultados preliminares, obtidos por acadêmicos experientes assim como jovens pesquisadores, projetistas e profissionais envolvidos. Não se espera que artigos curtos incluam revisão de literatura tão completa quanto os artigos completos, mas devem incluir alguns detalhes da metodologia e análise, assim como resultados preliminares. Os artigos devem enfatizar a importância do trabalho proposto para as comunidades de fabricação digital/makers/mão-na-massa. Na conferência, os autores de artigos curtos selecionados para apresentação participarão de uma sessão “relâmpago”, em que apresentam um resumo breve do seu trabalho. Esta será seguida de uma sessão de pôsteres, em que terão a oportunidade de conversar com participantes da conferência sobre seu trabalho.

Alinhamento com o tema da conferência (“Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker”) é recomendado, mas não obrigatório. Se aplicável, favor incluir uma explicação de como sua submissão se relaciona ao tema da conferência.

Instruções para submissão / apresentação:

 

3. DEMONSTRAÇÕES

Para desenvolvedores e educadores apresentarem novas ferramentas de fabricação digital, plataformas de aprendizagem mão-na-massa, kits de construção aplicáveis a educação, e projetos de estudantes.

Na conferência os autores de demonstrações participarão de uma sessão “relâmpago”, em que apresentam um resumo breve do seu trabalho. Esta será seguida de uma sessão de demonstração, em que terão a oportunidade de demonstrar seu produto ou projeto. Sua proposta deve conter uma descrição detalhada do produto ou projeto a ser demonstrado, uma explicação de sua importância para as comunidades de fabricação digital/makers/aprendizagem mão-na-massa, e os recursos necessários (conexão para energia elétrica ou espaço).  

Instruções para submissão / apresentação:

 

4. OFICINAS e TUTORIAIS

Para educadores e profissionais interessados em ministrar uma oficina/tutorial para participantes da conferência, demostrando atividades de fabricação digital e/ou de aprendizagem mão-na-massa, hardware, software ou técnicas não-digitais usadas em salas de aula, museus, e outros tipos de espaço de aprendizagem.

Instruções para submissão / apresentação:

  • Formato da apresentação: oficina de 2 horas durante a conferência a ser apresentado no dia 9 de setembro, em seu próprio espaço ou espaço a ser organizado com os organizadores.
  • Limite de palavras: 1000 palavras e 4 figuras. Links para vídeos podem ser incluídos.
  • Formato: use o Modelo para Submissão de Oficina (MS Word: http://bit.ly/FLBrasil2016_SubmissaoOficina; Google Doc: http://bit.ly/FLBrasil2016_SubmissaoOficina_GDoc) em formato PDF. Pode ser preciso reduzir o tamanho do arquivo PDF para submeter via EasyChair.
  • Conteúdo: todas as propostas de oficina devem estar em formato .pdf e incluir:
  1. Título e resumo,
  2. biografia resumida dos instrutores,
  3. descrição do objetivo da oficina, nível esperado de experiência dos participantes, tópicos principais a serem abordados e resultados,
  4. explicação da importância da sua proposta para as comunidades de fabricação digital/makers/aprendizagem mão-na-massa,
  5. número máximo de participantes e recursos necessários (tecnologia, espaço, material, logística).

 

5. PAINEL DE ESTUDANTES

Para estudantes de Ensino Fundamental e Médio interessados em apresentar um projeto, tecnologia, ideia ou compartilhar uma reflexão sobre seu espaço de fabricação.

**Note que os projetos não precisam ser “extraordinários”. Projetos incompletos e também experiências que deram errado também são aceitos, pois podem ser uma lição importante para outros estudantes e para a comunidade maker. **

Propostas devem descrever um projeto completo (ou não) que pode ser trazido para a conferência e apresentado durante a sessão de demonstrações, ou incluir um resumo e/ou estórias sobre a experiência do estudante no espaço de fabricação. Se você é um educador e tem projetos / estórias interessantes na sua turma, incentive seus alunos a submeterem seus trabalhos!

Instruções para submissão / apresentação:

 

6. PAINEL DE EDUCADORES

Esta sessão é  destinada a professores, administradores e facilitadores de programas para refletir sobre suas experiências com fabricação digital e atividades de aprendizagem prática em salas de aula, museus, e qualquer outro tipo de espaço de aprendizagem.

Sua proposta deve conter uma descrição de sua experiência educacional formal ou informal, uma explicação de sua importância para as comunidades de fabricação digital/makers/aprendizagem na prática, e uma tentativa de sistematizar o que pode ser aprendido a partir da sua experiência e seu valor para outros educadores. Os trabalhos apresentados nesta categoria não têm o objetivo de ser um artigo “acadêmico”, mas sim um relato estruturado de boas práticas e experiências interessantes.

Alinhamento com o tema da conferência (“Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker”) é recomendado, mas não obrigatório.

Instruções para submissão / apresentação:

 

7. CATEGORIAS ESPECIAIS

  • Making de baixo custo para educação
  • High Tech em making para educação
  • Educação Informal

Instruções para submissão / apresentação:

  • Apresentação: apresentação oral durante os paineis de Baixo Custo, High Tech e Educação Informal
  • Limite de páginas: 8 páginas
  • Formato: ACM SIG Proceedings (https://www.acm.org/publications/proceedings-template)

Inscrições pelo website EasyChair: http://bit.ly/FLBrasil2016_EasyChair até 18 de julho de 2016. Prorrogado até dia 22 de julho de 2016

cropped-HeaderBackgroundImage-1.png

Organizadores da Conferência e das Sessões

Organizadores da Conferência: Paulo Blikstein (Universidade Stanford, Transformative Learning Technologies Lab, EUA), Roseli de Deus Lopes (Escola Politécnica da USP, FEBRACE), Eduardo Zancul (Escola Politécnica da USP, InovaLab)

Pesquisa em Educação – artigos completos: André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí), Fábio Ferrentini Sampaio (UFRJ)

Pesquisa em Educação – posters: Rodrigo Barbosa e Silva (UTFPR)

Painel de Educadores: Alex Garcia (FabSocial do Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos), Irene Ficheman (LSI-POLI-USP)

Painel de Estudantes: Cassia Fernandez (LSI-POLI-USP), Otto Heringer (USP)

Oficinas: Heloísa Neves (We Fab), Lucas Torres (Caos Focado)

Demos: Carolina Cardoso (Garagem FabLab), Kenzo Abiko (Rede FabLab Brasil)

Making de baixo custo: Gilson Domingues (Universidade Anhembi Morumbi), Vitor Fernandes (Garoa Garoa Hacker Clube e Casa do Desenvolvimento Humano)

 

MainMenuUnderline(Short)

Instruções para submissão de trabalhos: http://bit.ly/FLBrasil2016_Instruções

Prazo para submissões: prorrogado até dia 22 de julho de 2016

Dúvidas? Envie um email para brazil@fablearn.net