Stop It! Um Game com Arduino
Público-alvo: Educadores que estejam interessados em vivenciar uma experiência bem ao estilo maker, ou seja “mão na massa”, aplicando a utilização diferenciada da plataforma Arduino juntamente com conceitos de criação de Game.
Pré-requisitos / conhecimentos prévios desejados: Espera-se que os participantes tenham de entrar em contato com a plataforma, mas principalmente que tenham tido algum contato com Lógica de Programação.
Dificuldade técnica: Intermediário
Vamos recriar o game Stop It! na plataforma Arduino, um dos games mais famosos da década de 80. Nesta oficina, você será conduzido através de um passo-a-passo seguindo a prática pedagógica construcionista de Papert(1991), desde o entendimento da solução, manipulação correta do equipamento durante a construção “física” do game e implementação do código fonte. Ao final teremos uma etapa divertida de playtest.
O game é composto de LED’s enfileirados, um deles em cor diferente, que ficam acendendo e apagando em sequência. O objetivo do jogador é apertar o botão no momento em que a luz do LED diferente acende. A cada acerto a velocidade aumenta, tornando o game cada vez mais desafiador.
A intenção é fazer você pensar de forma diferenciada sobre a utilização da plataforma Arduino, através da recriação deste game, não como uma atividade completamente robótica que normalmente se pratica.
Ao final, além de ter tido contato com alguns conceitos de programação, você levará para casa seu próprio game construído nesta plataforma. Estando assim, apto a pensar de forma mais criativa em outras maneiras de interagir com o Arduino.
O material necessário são um kit básico do Arduino e um notebook com o software instalado. Haverá materiais disponíveis na oficina, mas você poderá trazer o seu se quiser.
Mais detalhes e download do conteúdo utilizado pode ser encontrado em: