Circuitos elétricos em papel e com massa de modelar

Público-alvo: jovens e crianças, ou professores interessados em desenvolver esta oficina com seus alunos
Conhecimentos prévios desejados: sem pré-requisitos
Dificuldade técnica: Iniciante


Participantes do projeto Tem Menina no Circuito apresentam a oficina de circuitos elétricos em papel, com fita condutora e LEDs. Nesta oficina, um circuito simples é montado sobre papel e elementos como bateria, LED e fita condutora são introduzidos. O circuito é montado na forma de cartão e os participantes podem interagir com o circuito, customizando seu cartão com desenhos.

Também apresentamos uma oficina de circuitos elétricos com massa de modelar. A massa de modelar encontrada no mercado é condutora e é possível montar circuitos elétricos usando-a como meio condutor. Com o auxílio de baterias e LEDs, completamos o circuito. Esta é uma atividade que tem muito apelo com crianças de idades bem variadas.

cartao

 

O projeto Tem Menina no Circuito tem por objetivo incentivar meninas a se interessarem por ciência e tecnologia. Ele é desenvolvido no Colégio Estadual Alfredo Neves, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, por professoras do Insituto de Física da UFRJ. O projeto funciona por meio de oficinas de eletrônica em meios maleáveis, como papel, massa de modelar e e-texteis nas quais os adolescentes fazem desde circuitos elétricos simples a sistemas mais complexos que podem ser como conjuntos de LEDs e motores que respondam a estímulos sonoros. Ao escolhermos e-têxteis, buscamos engajar principalmente as meninas, já que comprovadamente elas se envolvem mais nessas atividades, se comparadas a eletrônica convencional.

foto-oficina