9 de setembro de 2016
A participação nas oficinas está incluída na inscrição para a conferência. Inscrições aqui.
Os endereços e mapas para as oficinas estão disponíveis aqui.
Manhã – Início às 10h
Circuitos elétricos em papel e com massa de modelar (2h) | USP, Sala D2-09 |
Espaços Maker: como refletir sobre as mudanças dos espaços físicos das escolas (2h) | USP, Sala D2-10 |
Experimentos Criativos com Lixo Digital em Sala de aula (2h) | USP, Sala D2-14 |
Kit Pedagógico de baixo custo (2h) | USP, Sala D2-12 |
Robótica Educacional com Gogo Board (2h) | USP, Sala Ocean 1 |
Stop It! Um Game com Arduino (2h) | USP, Sala D2-08 |
Techinnovation (2h) | USP, Sala Ocean 2 |
Tarde – Início às 13h30
Bate-Papo Robótico (4h) | Espaço Mundo Maker |
Circuito em Blocos (2h) | Espaço Caos Focado |
Construindo um Sistema Fotovoltaico (4h) | USP, Sala InovaLab |
Cor e Forma na Natureza (3h) | USP, Sala Ocean 1 |
Cultura Maker: jovens da periferia criam soluções sociais (3h) | Espaço Maker do Colégio Santa Cruz |
Faça seu Drone (4h) | USP, Sala D2-08 |
Intel Maker Day (4h) | USP, Sala D2-12 |
Medindo resultados de aprendizagem em makerspaces e fablabs (2h) | USP, Sala D2-14 |
Modelagem Digital com 123D Design (2h) | USP, Sala Ocean 2 |
Oficina de Chão (4h) | USP, Sala D2-09 |
Descrição das oficinas
Bate-Papo Robótico
Orlando Lobosco e Fabio Zsigmond
Venha programar uma conversa entre robôs utilizando arduino, servo-motores e muita criatividade.
Conhecimento prévio desejado: básico de Scratch e básico de elétrica/eletrônica
Circuitos elétricos em papel e com massa de modelar
Ester Bezerra de Souza, Gabriella Galdino da Silva, Jhenifer Kelly de Oliveira
Conhecimentos prévios desejados: sem pré-requisitos
Dificuldade técnica: Iniciante
Circuito em Blocos
Rafael Sanchez Souza e Vinicius Bazan
Conhecimentos prévios desejados: não há
Dificuldade técnica: Iniciante-Intermediário
Construindo um Sistema Fotovoltaico
Marcela Guerra e Hiure Queiroz
Cor e Forma na Natureza – Prototipagem de seres camuflados ou mimetizados em ambientes naturais
Girlene Sismotto, Meire de Bartolo, Tiago Eugenio, Cristiana Assumpção e Paula Ariane Moraes
Atividade sobre adaptações de sobrevivência conhecidas como camuflagem e mimetismo – relacionadas à cor e forma – utilizando técnicas de prototipagem (manuais e de fabricação digital) para criação de um protótipo animal adaptado a um ecossistema representado.
Público-alvo: educadores e público em geral
Conhecimentos prévios desejados: não há pré-requisito
Dificuldade técnica: iniciante
Cultura Maker: Jovens da Periferia criam Soluções Sociais
Henrique Heder, Daniel Assumpção e Maira Gonçalves
Os participantes terão o desafio de criar, em uma hora, um carrinho motorizado usando peças de sucatas e minimotor movido a pilhas.
Público-alvo: educadores, estudantes, técnicos, gestores e empreendedores interessados no uso das tecnologias como processo em negócios de impacto social a partir de uma Educação maker ou, ainda, interessados em conhecer o processo de formação empreendedora de jovens da periferia.
Conhecimentos prévios desejados: não há pré-requisito
Dificuldade técnica: Iniciante
Espaços Maker: como refletir sobre as mudanças dos espaços físicos das escolas
Maria Alice Gonzales e Maria Luiza Dias Marques
A oficina abordará o tema da inserção de atividades mão na massa integradas aos currículos regulares e o impacto desse tipo de ação nos espaços físicos das instituições, valorizando a documentação do processo de tomadas de decisão como elemento facilitador.
Público-alvo: professores / gestores / funcionários e alunos que tenham interesse em discutir e refletir sobre as alterações dos espaços físicos em ambientes de aprendizagem
Conhecimentos prévios desejados: não há, mas seria interessante que os participantes tivessem atuação nas tomadas de decisão nas instituições de origem
Dificuldade técnica: Não há dificuldade técnica
Experimentos Criativos com Lixo Digital em Sala de Aula
Liberato Silva
Objetivo desta oficina é despertar a criatividade através do reaproveitamento de lixo Eletrônico, quando deparamos com resíduo descartados, ficamos sem saber o que podemos fazer tanto matéria e muitas vezes sem conexão lógica, todo esse material pode ser usado em sala de aula, como podemos estimular os alunos a criar? Como podemos usar todo esse material para aula de geografia, produção de texto, historia e tantas outras disciplinas?
Faça seu Drone
Lucas Piovani Carneiro e Síron César Pacheco Pereira
Esta oficina consiste numa rápida introdução ao mundo dos Drones. A ideia é mostrar que em apenas quatro horas é possível montar um Drone personalizado.
Público alvo: pessoas interessadas em montar um drone
Conhecimentos prévios desejados: nenhum
Dificuldade técnica: Iniciante
Intel Maker Day
Intel Maratona Maker
Oficina de inovação que abordará noções básicas de design thinking, programação com GENUINO 101 e Internet das Coisas.
Kit Pedagógico de Baixo Custo
Alex Angelo, Alessandro Melo e Fernanda Milat
Nessa oficina os educadores e participantes terão uma vivência nas principais áreas da fabricação digital para conceber e construir um kit pedagógico de baixo custo, de maneira lúdica e colocando a “mão na massa”.
Público-alvo: professores e educadores e pesquisadores na area de educação
Conhecimentos prévios desejados: Informática básica
Dificuldade técnica: Iniciante
Modelagem Digital com 123Design
Alexsandro Sunaga
Perfeito para iniciantes, o software Autodesk 123D–Design permite criar modelos de alta precisão para impressoras 3D e cortadoras laser com as mesmas técnicas de CAD utilizadas por profissionais.
Público-alvo: Todos os interessados em design 3D
Conhecimentos prévios desejados: não há
Dificuldade técnica: Iniciante
Oficina de Chão
Everaldo Souza, Angela Souza e Rosenilda Souza
Oficina de chão demonstra de forma simples as possibilidades de se levar uma oficina maker a qualquer lugar utilizando um pequeno espaço. Nossa oficina é realizada com crianças que demonstram sua criatividade e capacidade de construir.
Público-alvo: Qualquer participante do FabLearn
Conhecimentos prévios desejados: Nenhum
Dificuldade técnica: Iniciante
Robótica Educacional com Gogo Board
Rodrigo Barbosa e Silva
Gogo Board é uma interface livre, de baixo custo, para a prática de robótica no ensino fundamental, médio e superior. A Gogo é mais do que um dispositivo eletrônico, é uma poderosa ferramenta de ensino que materializa os ideais de liberdade e criatividade na robótica educacional. Conheça a robótica por dentro e por fora: fazer com liberdade é Gogo.
Material necessário: trazer seu notebook
Nível: iniciante, intermediário
Stop It! Um Game com Arduino
Antoanne Pontes
Pré-requisitos / conhecimentos prévios desejados: Espera-se que os participantes tenham tido contato com a plataforma, mas principalmente que tenham tido algum contato com Lógica de Programação.
Dificuldade técnica: Intermediário
Technovation: como inspirar meninas a se tornarem empreendedoras em tecnologia
Christianne Poppi e Nathalia Goes
Este workshop irá demonstrar que programação não é tão difícil quanto parece, incluindo uma atividade prática que ensina como desenvolver uma aplicativo para celular usando o App Inventor 2. Os participantes também irão trabalhar conceitos de ideação, prototipação, além de programação.